imagem destacada da calculadora de dias corridos

Calculadora de Dias Corridos

4.4
(7)

Como usar a calculadora de dias corridos?

Para utilizar a calculadora de dias corridos, siga o passo a passo:

  1. no primeiro campo, insira uma data inicial;
  2. no segundo campo, insira a data final;
  3. clique em “Calcular” e veja o resultado da diferença entre dias.

Você poderá calcular a diferença entre dias quantas vezes quiser; basta inserir novos valores e calcular novamente!

Continua após a publicidade…

O que é um dia útil?

Não há uma definição universal, mas, normalmente, dias úteis se referem a dias que comportam os horários comerciais (das 9h às 18h).

Sendo assim, aqui, no Brasil, devido ao nosso contexto socioeconômico, consideramos como dias úteis: de segunda-feira a sexta-feira.

Em alguns casos, somente o horário comercial entra na contagem de dias úteis, como é o caso dos prazos de entregadoras de encomendas. Assim, para elas, 1 dia útil equivale a um ciclo do horário comercial durante a semana; 2 dias úteis, a dois ciclos de horário comercial e assim sucessivamente.

O que é um dia corrido?

Dias corridos são os dias contados em sequência, sem quaisquer limitações, incluindo suas 24 horas.

Um dia corrido também pode ser chamado de dia solar, definido como a quantidade de tempo que a Terra leva para fazer uma rotação completa em relação ao Sol.

Há também a definição de dia sideral, que não deve ser confundida com a de dia solar.

O dia sideral tem 23 horas, 56 minutos e 4,0916 segundos. Ele é definido como a quantidade de tempo que a Terra leva para fazer uma rotação completa em relação às estrelas – ou seja, há exatamente um dia sideral no tempo necessário para que uma determinada estrela retorne à sua mesma posição no céu.

Por que o dia tem 24 horas?

Isso se deve ao sistema de tempo de base 12 (duodecimal) dos sumérios. Acredita-se que os egípcios adotaram o sistema numérico dos sumérios, dividindo o dia em duas metades de 12 horas:

  • um dia de 10 horas;
  • um crepúsculo de uma hora (durante a manhã);
  • outro crepúsculo de uma hora (durante a noite);
  • uma noite de 12 horas.

Os egípcios originalmente utilizaram decanos, 36 grupos de estrelas, para mensurar o tempo. A ascensão de cada decanato era o início de uma nova “hora”. 

Eles tinham tabelas para determinar a hora da noite pelas sequências dos decanos. A cada noite, uma sequência de doze decanatos era vista subindo, posteriormente sendo usada para contar as horas através das tabelas.

Durante o dia, a hora era registrada usando relógios de sol: equipamentos baseados na posição do sol, responsável por projetar uma sombra que dava suporte à contagem de horas do dia.

Agora que você sabe mais sobre a calculadora de dias corridos, que tal conhecer outras de nossas calculadoras online grátis?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas para avaliar.

Avaliação média: 4.4 / 5. Contagem de votos: 7

Nenhum voto até o momento. Seja o primeiro a votar!

2 respostas para “Calculadora de Dias Corridos”

  1. Avatar de Márcio Dias dos Santos
    Márcio Dias dos Santos

    Bom dia.
    Gostaria de saber por que o dia tem 23,56 horas, o que representa menos minutos por dia (o que causaria uma redução no total de dias no ano), mas o total de dias no ainda é maior que 365 (365,24).

    1. Avatar de Quero Calcular

      Olá, Márcio.

      Na verdade, há um pequeno mal-entendido em sua pergunta. O dia não tem exatamente 23,56 horas, mas sim aproximadamente 24 horas. Vamos esclarecer alguns conceitos.

      Dia solar: É o tempo que leva para o Sol retornar à mesma posição no céu, conforme observado de um local fixo na Terra. Esse período dura aproximadamente 24 horas.

      Dia sideral: É o tempo que leva para a Terra completar uma rotação de 360 graus em relação às estrelas distantes (não ao Sol). Esse período é de aproximadamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, ou seja, cerca de 4 minutos mais curto que o dia solar.

      O que você mencionou como 23,56 horas é, na verdade, a duração do dia sideral. No entanto, o que usamos em nosso cotidiano é o dia solar, que tem aproximadamente 24 horas.

      Agora, vamos falar sobre os dias no ano. A razão pela qual temos 365,24 dias em um ano é devido ao tempo que a Terra leva para completar uma órbita ao redor do Sol, que é de cerca de 365,24 dias solares. Essa fração adicional de tempo é o que faz com que, a cada quatro anos, tenhamos um ano bissexto com 366 dias, para compensar o acúmulo de frações de dias.

      Espero que isso esclareça a confusão e ajude a entender por que o dia tem aproximadamente 24 horas e o ano tem cerca de 365,24 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *