Estudantes concentrados, olhando para a tela de um computador

Por que Matemática é tão difícil?

5
(3)

É comum que muitas pessoas considerem a matemática uma disciplina complicada e até mesmo intimidadora ou chata. Porém, existem diversas razões para que isso aconteça e, neste artigo, vamos explorar as principais delas.

Tópicos como a natureza abstrata da matemática, o modo como a disciplina é ensinada e a mentalidade dos estudantes serão analisados a fim de proporcionar um entendimento mais completo sobre o porquê deça ser considerada tão difícil por algumas pessoas.

A natureza abstrata da matemática

A matemática é, por natureza, um campo altamente abstrato e teórico. Isso significa que ela lida com conceitos que não são facilmente visualizados ou relacionados a situações do cotidiano.

Essa abstração torna-se aparente à medida que os alunos avançam em seus estudos e são introduzidos a conceitos mais avançados, como álgebra e cálculo.

A dificuldade em conectar essas ideias com experiências práticas pode ser frustrante e levar a uma falta de entendimento sobre a disciplina.

Continua após a publicidade…

A forma como a matemática é ensinada

A maneira como a matemática é ensinada tem um papel importante em sua dificuldade percebida.

Tradicionalmente, o ensino de matemática se concentrava em técnicas e fórmulas de memorização, sem foco suficiente na compreensão dos conceitos subjacentes. Esse enfoque pode dificultar a aprendizagem, já que a aplicação adequada dos conceitos matemáticos requer um entendimento profundo das ideias envolvidas.

Felizmente, novas abordagens pedagógicas estão buscando remediar esse obstáculo ao enfatizar o raciocínio e a compreensão.

Mentalidade dos estudantes

A abordagem mental que os estudantes adotam em relação à matemática também desempenha um papel crucial.

Muitos desenvolvem o que é conhecido como uma “mentalidade fixa”, acreditando que sua habilidade matemática é inata e imutável. Isso faz com que eles resistam a encarar desafios e a investir esforços para melhorar.

No entanto, pesquisas mostram que uma “mentalidade de crescimento“, em que se acredita que as habilidades podem ser desenvolvidas com esforço e estratégias adequadas, pode resultar em um aprendizado mais eficaz e menos frustração nas aulas de matemática.

Ansiedade matemática

A ansiedade matemática é uma resposta emocional negativa experimentada por algumas pessoas diante de situações que envolvem matemática.

Essa ansiedade pode afetar adversamente o desempenho acadêmico, dificultando o aprendizado e o êxito nas aulas de matemática.

Estudantes este tipo de ansiedade são mais propensos a evitar situações que envolvam matemática e se esquivar de disciplinas relacionadas, aumentando a percepção de dificuldade.

Continua após a publicidade…

Importância do apoio dos pais e professores no aprendizado

A atitude dos pais e dos professores em relação à matemática também pode influenciar a percepção de dificuldade por parte dos alunos.

Professores e pais que valorizam o esforço e a perseverança, oferecem apoio e recursos adequados e são conscientes das necessidades individuais dos estudantes podem ajudar a criar uma atmosfera mais convidativa para o aprendizado da matemática.

Isso contribui para uma experiência mais positiva e aumenta as chances de que os estudantes percebam a matemática como uma disciplina acessível e desafiadora.

Conclusão

Em suma, a percepção da matemática como uma disciplina difícil pode ser resultado de uma combinação de fatores, incluindo a própria natureza abstrata da matéria, a forma como é ensinada, a mentalidade dos estudantes, ansiedade matemática e o apoio dos pais e professores.

Compreender esses fatores e trabalhar para abordá-los pode ajudar a tornar a matemática mais acessível e menos intimidadora para estudantes de todas as idades.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas para avaliar.

Avaliação média: 5 / 5. Contagem de votos: 3

Nenhum voto até o momento. Seja o primeiro a votar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *