19

Como se escreve 19 por extenso?

0
(0)

19 por extenso pode ser escrito como “dezenove” ou “dezanove”. A primeira forma é mais utilizada no Brasil e a segunda em Portugal. Ambas são corretas e aceitas, dependendo da variante linguística.

Etimologia da palavra “Dezenove”

A palavra “Dezenove” (ou “Dezanove” em Portugal) tem origem no latim, derivada da combinação das palavras “decem” (dez) e “novem” (nove). A palavra é uma junção dessas duas palavras, formando o numeral correspondente a 19, que indica uma unidade a menos do que 20.

Continua após a publicidade…

“Dezenove”, “Dezanove” ou “Desenove”?

Tanto “dezenove” como “dezanove” são os termos corretos, dependendo do país:

  • “Dezenove” é utilizado no Brasil.
  • “Dezanove” é utilizado em Portugal.
  • “Desenove”, com “s” não está correto.

As diferenças na escrita entre os dois países são resultado das variações entre o Português do Brasil e o Português de Portugal, pautadas pelos acordos ortográficos da língua ao longo do tempo.

Conclusão

Apesar de pequenas diferenças na pronúncia entre Brasil e Portugal, a escrita da palavra “Dezenove” se mantém com a letra “Z” em ambas as variantes linguísticas. A origem da palavra remonta ao latim, derivada da combinação das palavras para dez e nove.

O uso do “Z” em “Dezenove” está relacionado às regras ortográficas e fonéticas de cada país, que evoluíram distintamente ao longo dos séculos, mas mantiveram essa grafia comum.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas para avaliar.

Avaliação média: 0 / 5. Contagem de votos: 0

Nenhum voto até o momento. Seja o primeiro a votar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *